Saber Mais

Temas sobre a
Diabetes Mellitus

Importante é salientar que as possibilidades terapêuticas para um tratamento mais fisiológico e seguro, são cada vez mais evoluídas, permitindo melhorar substancialmente o controlo e o prognóstico da doença, com claros benefícios para as Pessoas com Diabetes pelo que é fundamental ter um acompanhamento médico regular.

01.

O que é a Diabetes Mellitus?

Ter Diabetes Mellitus significa que os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) são mais elevados, o que poderá conduzir a complicações médicas graves. É por isso que perceber o que é a Diabetes e como ela causa alterações no organismo é fundamental para evitar as suas complicações.
A Diabetes mellitus é uma doença crónica que é caracterizada por níveis de açúcar no sangue excessivamente elevados (hiperglicemia crónica).
De uma forma muito simples ter Diabetes é ter açúcar a mais no sangue!
Significa que o organismo perdeu a capacidade de regular correctamente o metabolismo do açúcar.
A hiperglicemia diabética pode ter as seguintes causas:
1. O pâncreas não produz insulina suficiente
2. O organismo não consegue utilizar a insulina eficazmente (“resistência à insulina“ )
3. Ambas

A Diabetes Mellitus constitui um grave problema de saúde pública à escala mundial sendo a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente, resultado do envelhecimento da população e da epidemia da obesidade e do excesso de peso.

A Diabetes é uma doença silenciosa que, quando não controlada e devidamente tratada, poderá levar ao aparecimento de complicações médicas graves tais como cegueira, insuficiência renal crónica, amputação das extremidades inferiores e complicações cardio e cerebrovasculares tais como doença arterial periférica, enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), principal causa de morte no nosso País.

Para além disto está fortemente associada a diversos fatores de risco tais como hipertensão arterial, elevação do colesterol, obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares incorretos, sobre os quais é possível atuar de forma preventiva, sobretudo através da promoção de um estilo de vida saudável.

Importante ainda salientar que as possibilidades terapêuticas para um tratamento mais fisiológico e seguro, são cada vez mais evoluídas, permitindo melhorar substancialmente o controlo e o prognóstico da doença, com claros benefícios para as Pessoas com Diabetes pelo que é fundamental ter um acompanhamento médico regular.

02.

Quais os Tipos de Diabetes?

Existem vários tipos de Diabetes mellitus, sendo os principais:
• Diabetes Mellitus tipo 1
Desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou jovens adultos, podendo contudo também aparecer em adultos (LADA) e até em idosos. Neste tipo de diabetes o pâncreas deixa completamente de produzir insulina. Por essa razão, a única maneira de tratar a Diabetes Mellitus tipo 1 é administrando insulina.
• Diabetes Mellitus tipo 2
É a forma mais frequente de diabetes: 9 em cada 10 diabéticos são do tipo 2. Surge em qualquer idade, mas é mais frequente nas pessoas adultas com peso a mais. Neste tipo de diabetes, o organismo produz menos insulina e a insulina faz menos efeito (chama-se a isto "resistência à insulina"). É tratada com medidas de alteração do estilo de vida e comprimidos. Com o passar dos anos, poderá ser também necessária a administração de insulina.
• Diabetes Gestacional
Pode ocorrer durante as últimas fases da gravidez, embora geralmente desapareça com o nascimento do bebé. As mulheres que têm este tipo de diabetes têm contudo maior propensão para virem a desenvolver Diabetes tipo 2 numa fase mais tardia da sua vida.
• Outros tipos específicos
Existem outras causas de Diabetes mellitus mas que são muito mais raras do que as anteriores. É o caso da diabetes causada por certos medicamentos, traumatismos abdominais graves, tumores do pâncreas, pancreatites, formas genéticas raras, entre outras.

03.

Como Controlar a Diabetes?

Se lhe foi diagnosticada Diabetes tipo 2, existem várias medidas que pode adotar para controlar de melhor forma a sua Diabetes e prevenir as complicações da doença, nomeadamente:
• Acompanhamento médico regular em consulta de Diabetes
• Optar por uma alimentação mais saudável
• Ser fisicamente ativo
• Perder peso
• Tomar adequadamente a medicação
• Reduzir a pressão arterial
• Melhorar os níveis de colesterol
• Vigiar os pés com acompanhamento preferencial em consulta de Podologia
• Acompanhamento em Consulta de Oftalmologia
.

Diabetes Publicações

Mobirise

Diabetes:
Factos e Números 2016

O Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes – “Diabetes: Factos e
Números” –, apresenta a sua 8.ª edição, relativa à informação disponível em
Portugal sobre a Diabetes no ano de 2015. O seu objetivo é constituir um
repositório da informação disponível sobre a Diabetes em Portugal, produzida por
diversas fontes científicas e institucionais.

Mobirise

Insulinoterapia Prática na Diabetes tipo 2

Índice e Intrução do Livro Insulinoterapia Prática na Diabetes Tipo 2 publicado pela Dra. Sílvia Alão.